sexta-feira, 9 de outubro de 2009

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO - QUÍMICA

A QUÍMICA DOS NOVOS MATERIAIS

Um dos principais ramos industriais da química é o segmento petroquímico. A partir do eteno, obtido da nafta derivada do petróleo ou diretamente do gás natural, a petroquímica dá origem a uma série de matérias-primas que permite ao homem fabricar novos materiais, substituindo com vantagens a madeira, peles de animais e outros produtos naturais. O plástico e as fibras sintéticas são dois desses produtos. O polietileno de alta densidade (PEAD), o polietileno de baixa densidade (PEBD), o polietileno tereftalato (PET), o polipropileno (PP), o poliestireno (PS), o policloreto de vinila (PVC) e o etileno acetato de vinila (EVA) são as principais resinas termoplásticas.
Nas empresas transformadoras, essas resinas darão origem a autopeças, componentes para computadores e para a indústria aeroespacial e eletroeletrônica, a garrafas, calçados, brinquedos, isolantes térmicos e acústicos... Enfim, a tantos itens que fica difícil imaginar o mundo, hoje, sem o plástico, tantas e tão diversas são as suas aplicações.
Os produtos das centrais petroquímicas também são utilizados para a produção, entre outros, de etilenoglicol, ácido tereftálico, dimetiltereftalato e acrilonitrila, matérias-primas para a produção dos fios e fibras de poliéster, de náilon, acrílicos e do elastano. As fibras sintéticas, em associação ou não com fibras naturais como o algodão e a lã, são transformadas em artigos têxteis e em produtos utilizados por diferentes indústrias, como a de pneumáticos, por exemplo.
E, a cada dia, surgem novas aplicações para as fibras sintéticas e para as resinas termoplásticas. Resultado: maior produção, menores preços e maior facilidade de acesso da população aos bens de consumo, gerando mais qualidade de vida.

QUETÕES PARA INTERPRETAÇÃO

1) Comente o título do texto descrevendo a relação da química com os novos materiais.

2) Explique o motivo de ser o segmento petroquímico, um importante ramo da indústria química.

3) Comente a seqüência da origem dos materiais formados a partir do petróleo.

4) Explique para que serve os produtos vindos do petróleo.

5) Comente o destino do uso das fibras oriundas do petróleo pelos seres humanos.

6) Comente como o uso de fibra sintética é vista diante dos recursos financeiros do mercado de capitais.

7) De acordo com o texto, explique a importância do petróleo para a vida do homem atual.

9 comentários: