sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ATIVIDADES: TERRA CHORA

A TERRA CHORA

Maria do Carmo

Choro pela ingratidão e destruição,Pranto de mágoa sofrido.Reclamando da negligência e ambição,Pranto que não é ouvido.
Sinto que a minha sorteEstá próxima do fim,E a minha morteNão depende de mim.
Gemo de dor e terrorPela natureza indefesa.O "bicho homem" é um horror,Só quer a minha tristeza.
Homens, cegos de ambiçãoPoluem tudo em sua volta.Criaturas sem compaixão,Já estão sentindo minha revolta.
De meu ventre tiram, com abundância,Ouro e tantas riquezas.O alimento para a existência,Que dôo com muita nobreza.
Possuo florestas verdejantes,Cachoeiras ligeiras e rios caudalosos.Incontáveis flores exuberantesE animais majestosos.
Meu céu azul, cor de anil,Agora cinza e só fumaça.O progresso anda a milNas mãos de pessoas falsas.
Da Terra animais sumirão,E a criatura humana é culpada,Por tamanha judiação,Deixando a Terra desprezada.
Choro pelo porvir das gerações,Pelos que agem com crueldade.Por todos que só decepçõesCausam a toda humanidade.

ATIVIDADES

1) Indique o nome do poema.
2) Quem foi o(a) autor(a) do poema.
3) Comente qual o assunto tratado no poema.
4) Explique o por que a Terra chora.
5) Como a Terra caracteriza o homem?
6) Por que a Terra é importante para a vida?
7) Como será a Terra se sua destruição continuar a ocorrer, como na atualidade?
8) Segundo o poema, a Terra, já está se revoltando contra o homem. Você concorda com isso?
9) Você conhece algum acontecimento que comprove esse acontecimento? Quais?

Marque um (X) na alternativa correta, e justifique sua resposta:

10) No poema, a Terra chora por que:
(a) ela está com o olho sujo.
(b) o homem vem destruindo a Terra com sua negligência e ambição.
(c) tem chovido muito, causando muitas inundações.

11) A morte da Terra depende:
(a) de Deus, pois é Ele quem toma conta do planeta.
(b) do “bicho homem”, que é um considerado um horror.
(c) das florestas verdejantes e dos animais que nelas vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário